26 de setembro de 2008

e que venha o ano 5769

Pois eh gente, vou entrar nessa onda do Airborne e comentar que o ano de 5769 esta logo ai!!!...pra muitos de vcs que não sabem, esta segunda e terça comemoro meu ano novo judaico! Rosh Hashana, eh como o chamamos!...rsrsrs

Ele eh diferente do ano novo q comemoramos no final do ano, onde todos se encontram vestidos de branco ou da cor que esperam pro ano, passando em bailes ou festas, com mta bebida, ou alguns pulando ondas, com fogos de artificio...eh, realmente nada disso ocorre...rsrsrsrs...Os dias de Rosh Hashana se passam com a família...eh uma situação bem calma, onde rezamos para ter um ano doce e bom...um de seus objetivos eh fazer com que peçamos perdão a todas as pessoas que ofendemos no ano, isso pode ser falado, mas tem pessoas que tem o costume de ir na Mikve ( a piscina com o rabino) para se purificar contra certos tipos de impurezas espirituais ( óbvio q eu não podia passar essa em branco)..rsrsrsrs ...( meio q eh apenas para unir a família e alguns amigos mais íntimos, mas não sei se os rabinos me deixam escrever isso..rsrsrs)...

como todas as nossas festas, o ano novo também não se safa dos nossos costumes...Uma das realizações básicas nesses jantares,eh quando fazemos nossas orações em hebraico ( claro)e mergulhamos maças no mel, para pedir um ano doce por exemplo...deve ser delicioso...essa eh uma tradição que como outras a Babi pula...rsrsrs,...mais uma para entrar na lista, tem-se também o costume de comer tâmaras e romãs..delicinha hein..rsrsrs

Bom...existem inúmeras tradições realizadas nesta noite, e se vcs puderam perceber, eu passei bem rápido nas comidas...então se alguém se interessar, eh só digitar no google e dar uma lida!!..rsrsrs...

Ah...um grande costume, eh de presentear os amigos com muitos chocolates....mas apenas os amigos judeus...olha só, sou a amiga judia de vcs!!!!....chocolates, chocolates...hmmmm...rsrsrsrs

bjsss

ps1: quero pedir perdão para todas as realizações que fiz com o encosto do Peter Pan e que possam ter magoado a alguém...vai gente, essa eh a A HORA de pedir perdão para alguém!!!!...rsrsrsrs

ps2: logo mais deve rolar um post de Yom Kipur...eh o dia do perdão..o dia do jejum...lembram?..rsrsrs

2 pessoas também acharam digno:

Marcos Freitas disse...

Feliz Ano Novo para você, e se você me der chocolates, eu prometo não contar para ninguém q eu não sou judeu rs.

AIRBORNE disse...

também kero chocolates!! eu até já tenho cara de judeu!!! :P